Backup em Nuvem

Data Center Backup em Nuvem - Cloud Backup:

 1-Cameras de Seguranças e DVR´s

Serviços de Backup em Nuvem de seu sistema de Segurança de gravação de imagens em Câmeras, através do endereço de IP, configurável para envio das imagens direto para o Data Center Brasil, com segurança e Criptografado. Com disponibilidade das imagens em seu celular, laptop´s ou tablet´s, com acesso totalmente seguro e sigiloso, em plataforma criptografadas.

Art Cam - OUI BackupManager

 

2- Backup´s de Dados em Nuvem - Cloud Backup

O que é Backup na Nuvem ? 

 Cloud Backup

Também conhecido como  cloud backup, é uma estratégia de backup que faz uma cópia das informações (dados da rede ou pessoais) para um servidor remoto, também baseado na nuvem, usando um link de internet.

Bem, mas por que devo fazer um backup na nuvem e não na minha empresa ? Veja os principais motivos que te levam a escolher um backup na nuvem:

1. Facilidade na Acessibilidade e Crescimento

O backup online é uma solução prática que acompanha o crescimento de sua empresa. Uma vez que, não se torna necessário a compra de equipamentos e disponibilizar estrutura física com novas salas em seu escritório para armazenar os servidores que mantêm as cópias de segurança. A estrutura em nuvem é escalável e pode ser ampliada sempre que o cliente precisar e assim desejar, basta solicitar mais espaço ao provedor de serviço de cloud Backup.

2. Disponibilidade

O backup em nuvem está sempre disponível. Essa é uma grande diferença em relação ao armazenamento em servidores ou HD’s externos que podem falhar e justamente quando mais se precisa dos dados, por questões de manutenção, ficarem indisponíveis, ou danificarem, causando a perda dos dados neles gravados.

Os arquivos salvos na cloud estão sempre liberados para o acesso quando você ou um colaborador precisar das informações.

Cloud Grid GIF - Find & Share on GIPHY

3. Facilidade de recuperação de dados

Caso ocorra algum imprevisto na sua empresa ─ como o sequestro dos arquivos  através de vírus e  ransomware ou a falha de um equipamento ─ o backup em nuvem dá mais agilidade ao processo de restauração dos documentos.

O procedimento de backup ocorre de forma automática, basta configurar uma única vez, os horários e frequência, para eles ocorrer e, o gestor de TI ainda consegue escolher entre diferentes versões de arquivos. Isso só é possível porque o backup na cloud não mantém apenas a cópia mais recente do documento, mas as diferentes versões criadas ao longo do tempo. Logo, é só escolher a que mais deseja e realizar a restauração.

4. Flexibilidade

Se você tem uma empresa localizada em três cidades diferentes não precisa ter um servidor para cada local. Com a nuvem você pode fazer cópias dos arquivos e disponibilizá-los para todos os colaboradores. Além do que, conforme a necessidade, poderá aumentar o quanto precisar em Gigabytes.

O backup em cloud também permite que você, seus colaboradores e toda a sua equipe tenham acesso aos arquivos de qualquer lugar, basta ter um computador ou tablet com acesso à internet.

Dessa maneira, você consegue viajar e acessar os arquivos sempre que precisar. Ainda é possível definir o nível de acesso de cada usuário, uma maneira prática de controlar as informações que chegam aos seus colaboradores.

5. Custo reduzido

O backup corporativo também tem um custo mais acessível para uma empresa, independentemente do seu porte. Isso porque não é necessário manter uma infraestrutura interna com equipamentos de ponta, bem como uma equipe técnica para fazer a gestão das informações.

Outro fator que deve ser considerado é que as tecnologias mudam com o passar do tempo e tornam-se obsoletas muito rápido. Logo, o equipamento que pode atender a companhia hoje não será suficiente daqui 5 anos (é só comparar com o que ocorre com os smartphones).

Ao contratar um serviço de backup corporativo o gestor elimina esse problema, uma vez que a infraestrutura fica alocada na nuvem e o fornecedor é o responsável por fazer o gerenciamento de dados.

Para evitar qualquer dúvida: o prestador do serviço não consegue visualizar as informações da companhia. Ele faz o acompanhamento das rotinas de backup para verificar se elas foram executadas no horário programado. Caso seja necessário, ele inicia o processo de cópia de arquivos.

6. Rapidez na implementação

Você já avaliou quanto tempo se perde com a implementação de um sistema ou instalação de um equipamento dentro da companhia? Pois é, realizar um backup em um data center interno demanda muito tempo da equipe de TI e dos profissionais que atuam em variadas funções na organização. Muitas vezes, inclusive, é necessário parar a atividade até que tudo se resolva.

O backup de arquivos online, por sua vez, é implementado em poucos minutos. Basta escolher um fornecedor, avaliar o contrato SLA e solicitar o serviço. Tudo é resolvido em poucos cliques e a equipe interna da empresa pode continuar trabalhando normalmente.

7. Disponível para diferentes segmentos

O backup na cloud pode ser utilizado por empresas de variados segmentos do mercado e diferentes tamanhos. Ou seja, a solução atende qualquer modelo de negócio e o empreendedor só paga pelos recursos que utiliza.

Além do mais, não é necessário ter conhecimento amplo em TI para conseguir usar a ferramenta. Basta utilizar um navegador para acessar o painel de controle e inserir o login e senha.

8. Segurança com backup em nuvem

Talvez uma das principais vantagens do backup em nuvem é a segurança da Informação. Quer ver um exemplo? Uma organização que armazena dados em um servidor corre riscos de incêndio, enchente, roubo, e outras situações que podem comprometer as informações armazenadas. Já com a cloud esse tipo de situação não acontece.

Uma empresa que utiliza backup online consegue armazenar os dados com mais segurança porque as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso de usuários mal intencionados.

Enfim, o backup na cloud pode dar mais agilidade e segurança para a sua companhia. Para tanto, também é fundamental buscar o apoio de um um parceiro de confiança que oferecerá as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

 Que informações posso guardar na nuvem ?

Soluções de Backup na Nuvem permitem às empresas ou indivíduos armazenarem qualquer tipo de informação na nuvem desde dados pessoais a dados corporativos tais como: documentos, planilhas, fotos, vídeos, sistemas ERPs e CRMs.

A nuvem é segura ?

Os serviços de backup na nuvem são feitos de forma segura mantendo os dados criptografados durante todo o processo desde a cópia até o armazenamento no servidor da nuvem. Mais informações em OUI Backup Manager

 Como faço para copiar e acessar os informações armazenadas na nuvem ?

A cópia é muito simples, utilizamos um software que permite uma customização de horários e uso de link de internet. No horário pré-determinado, o aplicativo coleta, comprime, criptografa e transfere os dados para a nuvem.

O acesso às informações também é bastante simples. Poderá ser feito a partir de qualquer navegador WEB desde que tenha a senha para acessar os dados. Esta senha é unica e intransferível.

Preciso ter um bom link de internet ?

Não. Porque o backup pode ser programado em qualquer horário e também podemos definir quanto do link deverá ser usado durante o processo de cópia.

Como é feita a cobrança do backup na nuvem ?

A forma de cobrança destes serviços é mensal, baseada na quantidade de informações que serão armazenadas na nuvem. Paga-se apenas pelo que se utiliza.

Conclusão

Ao contrário das técnicas tradicionais de backup , backup em nuvem é altamente flexível e escalável. Também é seguro e oferece um excelente custo x beneficio.

O que é Data Center Padrão Tier III ? 

  Data Center Tier II

                   

  Padrão TIER:

Certificação TIER é uma certificação usada para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados (CPD). O Uptime Institute Professional Services é o único fornecedor de consulta e Certificações para o Sistema de Classificação Tier. 

As classificações

As classificações tier foram criadas para descrever, de modo consistente, o nível de exigência requerida de infraestrutura local destinada a manter as operações de um centro de processamento dados (CPD), e não das característica individuais dos sistemas ou subsistemas componentes de um CPD. Assim, a classificação da topologia Tier considera como um todo o local destinado a hospedar um CPD, sendo restringida pela classificação do seu subsistema mais fraco, que pode impactar toda a operação daquele local.

O sistema que avalia e classifica a infraestrutura de CPD com base em um formato padrão, é denominado Sistema de Classificação de Nível Tier I, II, III, IV.[2] Este sistema tem como objetivo básico comparar a funcionalidade, capacidade e a esperada disponibilidade (ou desempenho) de uma certa topologia de projeto de infraestrutura de um CPD em relação a outros, ou para comparar um grupo de localidades distintas hospedando CPDs. O padrão Tier foca na topologia e no desempenho (performance) de um local individual destinado a CPD, sendo independente dos sistemas de Tecnologia da Informação que operam dentro do local.

Este padrão descreve critérios para diferenciar as quatro classificações de topologias de infraestruturas de localidades de CPD, baseadas em níveis crescentes de redundância, tanto em componentes de capacidade quanto em caminhos de distribuição.

TIA 942

A norma TIA 942 [3] da Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) descreve os requisitos para a infraestrutura de centro de processamento de dados. O mais simples é um CPD padrão Tier 1, que é basicamente uma sala do servidor, seguindo as diretrizes básicas para a instalação de sistemas de computador.

O nível mais complexo é um CPD no padrão Tier 4, que é projetado para hospedar sistemas computacionais de missão crítica, com os subsistemas totalmente redundante e zonas de segurança compartimentadas, controladas por métodos de acesso biométrico. Outra consideração é a colocação do centro de dados em um contexto subterrâneo, para segurança de dados, bem como considerações ambientais, tais como exigências de arrefecimento.

O programa de auditoria German Datacenter Star usa um processo de auditoria para certificar 5 níveis de "gratificação" que dizem respeito à criticidade do Data Center.

O Uptime Institute, uma organização de pesquisa e de serviços profissionais com sede em Santa Fé, nos Estados Unidos, define e detém os direitos autorais sobre o programa de quatro níveis [4]. Os níveis descrevem a disponibilidade de dados do hardware de um local destinado a Data Center. Quanto maior o nível, maior a disponibilidade. Os níveis são:

 
Nível de Tier Requisitos
1
  • Caminho de distribuição único não-redundante que serve os equipamentos de TI
  • Componentes de capacidade não-redundantes
  • Infraestrutura do local básico garantindo disponibilidade 99,671%
2
  • Cumpre todos os requisitos do Tier 1
  • Infraestrutura do local com componentes de capacidade redundante, garantindo a disponibilidade de 99,741%
3
  • Cumpre todos os requisitos Tier 1 e Tier 2
  • Múltiplos caminhos de distribuição independente, servindo aos equipamentos de TI
  • Todos os equipamentos de TI devem ser dual-alimentados e totalmente compatíveis com a topologia da arquitetura do local
  • Infraestrutura local paralelamente sustentável, garantindo a disponibilidade de 99,982%
4
  • Cumpre todos os requisitos Tier 1, Tier 2 e Tier 3
  • Todos os equipamentos de refrigeração são independentes e dual-alimentados, incluindo os de esfriamento e de aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado (HVAC)
  • Infraestrutura local tolerante a falhas, com instalações de armazenamento e distribuição de energia elétrica, garantindo a disponibilidade de 99,995%

Referências

  1. Uptime Institute

 O QUE É UM BACKUP?

Um backup é uma cópia de todos os seus arquivos importantes — por exemplo, fotos da sua família, vídeos pessoais, documentos e e-mails.

Ao invés de guardar tudo em um só lugar (como em seu computador), uma cópia é salva em um lugar seguro.

MAS PORQUE EU DEVERIA FAZER UM BACKUP?

A perda de arquivos é muito mais comum do que você imagina.

Já chegou a perder seu celular, câmera ou tablet? Pois é. Seus arquivos poderiam ter sido salvos em um backup.

Um pequeno acidente ou falha técnica pode acabar com todos os arquivos que você tanto valoriza.

ENTÃO, COMO EU FAÇO UM BACKUP?

Existem duas formas comuns de efetuar o backup dos seus arquivos: usando uma unidade externa, ou uma conta na nuvem.

É realmente muito fácil, e você só precisará configurar uma só vez!

OUI BACKUP MANAGER

Através de parceria com a ArtBackup(Datasafer) Campinas-SP, poderemos oferecer a mais completa estrutura de Data Center no Brasil, com certificações de total segurança para seus dados, assista no vídeo abaixo, a demonstração desta Infraestrutura:

Principais funcionalidades da plataforma

Abaixo estão listadas as principais funcionalidades dos produtos que integram a plataforma  Oui BackupManager, Revenda ArtBackup.

feature

Backup completo

Realiza o backup completo de todos os tipos de documentos, planilhas, imagens, vídeos, sistemas e bancos de dados

feature

Backup incremental

Após o backup completo, tem a capacidade de identificar e realizar o backup apenas dos arquivos novos e modificados

feature

Backup Delta

Capacidade de enviar apenas os blocos modificados de um arquivo sem realizar o seu upload a cada nova alteração

feature

Backup de arquivos abertos

Realiza o backup de arquivos abertos mesmo que estejam em utilização pelo sistema operacional.

feature

Backup local

Permite que seja mantida uma cópia local dos seus backups para maior agilidade em suas restaurações

feature

Backup de unidades de rede

Permite a seleção de compartilhamentos de rede como origem do backup: NAS, servidores standalone, CIFS, entre outros

feature

Backup agendado

Permite a criação de múltiplos agendamentos to tipo: diário, semanal, mensal, anual ou políticas personalizadas

feature

Segurança

Os seus dados estarão armazendos em nossos Data Centers Word Class Tier III em território nacional

feature

Velocidade Gbps

Backbone com capacidade Gbps de banda internet permitindo altísssimas taxas de transferências de dados

feature

Envio de HD Externo

Possibilidade de realizar o primeiro backup (Full) através do envio de um hd externo criptografado

feature

Compressão dos dados

Realiza a compressão dos dados em taxas de até 80% para a otimização do consumo de espaço em nuvem

feature

Criptografia

Os dados são criptografados por chaves definidas pelo próprio cliente, garantindo a sua total confidencialidade

feature

Transferência SSL

Os dados são transferidos através de conexões da internet utilizando um canal seguro de comunicação (https/SSL)

feature

Restauração granular

Possibilidade de realizar a restauração completa ou granular de um arquivo ou até mesmo uma tabela de banco de dados

feature

Controle de Banda

Permite limitar o consumo máximo da banda internet disponível para a aplicação de backup

feature

Retenção

Permite realizar a restauração de um arquivo em uma data específica de dias, semanas, meses ou anos atrás

feature

Versionamento

Permite a realização do download de versões de dias anteriores dos arquivos modificados ou excluídos

feature

API de integração

Disponibilização de API para monitoramento dos backup pelo seu próprio sistema de monitoração

feature

Notificações por e-mail

Permite a definição de destinatário de e-mail específico de acordo com o status de cada job de backup

feature

Pré comando

Permite a execução de um comando do sistema operacional antes e após a execução do backup

feature

Administração remota

Permite que os agentes de backup sejam configurados e iniciados remotamente nos servidores do cliente através do portal web

feature

Microsoft Windows Server

Realiza backup de sistemas operacionais Microsoft Windows 2000, XP, Vista, 7, 8, 10 e todas as plataformas Windows Server

feature

Mac

Realiza backup de sistemas operacionais Mac OS mantendo toda a compatibilidade de seus recursos de linhas de comando

feature

Linux / Unix

Realiza backup de sistemas operacionais Linux e Unix com opções de execução através de linha de comando

feature

Oracle

Plugin específico para realização de backup de banco de dados Oracle

feature

SQL Server

Plugin específico para realização de backup de banco de dados MS SQL Server

feature

MySQL

Plugin específico para realização de backup de banco de dados MySQL

feature

Firebird

Realiza backup de banco de dados Firebird através de scripts para extração de dump e backup incremental

feature

Postgre

Realiza backup de banco de dados Postgre SQL através de scripts para extração de dump e backup incremental

feature

MS Exchange Server

Realiza backup de base de dados MS Exchange Server permitindo a restauração granular de caixas postais

feature

Lotus

Realiza backup de base de dados Lotus e permite uma simples e rápida restauração das caixas postais

feature

Backup do Outlook (PST)

Permite que você realize backup incremental de arquivos PST do Microsoft Outlook

feature

VMWARE

Plugin específico para backup incremental de máquinas virtuais VMWARE permitindo a restauração granular de seus componentes

feature

Microsoft Hyper-V

Plugin para backup incremental de máquinas virtuais MS Hyper-V permitindo a restauração granular de seus componentes

feature

System State

Realiza o backup do estado do sistema operacional MS Windows Server permitindo a restauração pontual dos seus registros

feature

Relatórios de auditoria

Emissão diária, semanal ou mensal de relatórios consolidados de gerenciamento, controle e auditoria dos seus backups.

Para backup em nuvem, nos temos a solução correta para sua organização, que é o backup criptografado de seus dados.

 OUI Bacvkup Manager